quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Portfólio de Serviços



Seleção de Pessoal

A seleção de pessoal refere-se ao processo de escolha e classificação dos candidatos para a ocupação de cargos. Para tanto, este serviço conta com algumas etapas e técnicas cujo objetivo é avaliar os conhecimentos específicos, habilidades, valores e interesses pessoais, para a seleção do candidato mais qualificado ao cargo disponível e com um perfil de competências correspondente aos objetivos e metas organizacionais. Os procedimentos e as técnicas que fazem parte deste processo podem incluir análise de currículo, entrevista, dinâmicas de grupo e aplicação de testes de conhecimentos teórico e prático. A escolha das melhores técnicas a serem utilizadas será sempre condizente com os objetivos da empresa e com o perfil traçado pela mesma.



Treinamentos

Os treinamentos são indicados para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades necessárias a realização do trabalho com qualidade, eficiência e eficácia. Isto se aplica tanto no contexto de adaptação de novos funcionários ao ambiente de trabalho, como ferramenta de atualização de antigos funcionários, diante de mudanças desejadas no desempenho e postura profissionais. No intuito de identificar quais treinamentos são adequados à realidade da organização, é realizado o Diagnóstico de Necessidade de Treinamento, estruturado em forma de entrevistas e visitas ao ambiente de trabalho. Após esta etapa, inicia-se o planejamento instrucional e operacional do Treinamento. A princípio, dentre as possibilidades de treinamento oferecidas pela Psicojunior constam: Atendimento ao Público, Administração e Planejamento do Tempo, Postura Profissional e Como Falar em Público.



Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima é um serviço de consultoria que avalia a percepção dos funcionários acerca da sua realidade de trabalho, bem como a maneira que percebem os aspectos que interferem no seu bem-estar, motivação e satisfação laboral. Deste modo, torna-se uma ferramenta valiosa na identificação de problemas na gestão dos Recursos Humanos e na elaboração de programas destinados à melhoria da qualidade, aumento da produtividade e aperfeiçoamento de políticas internas. A Pesquisa de Clima Organizacional produz significativo impacto sobre os processos de comunicação, tomada de decisões, solução de problemas, manejo de conflitos, atitudes, motivação, satisfação e comprometimento com o trabalho. Conhecer o clima organizacional proporciona inúmeras vantagens: otimiza decisões, reduz a rotatividade nos quadros funcionais e melhora a qualidade de vida dos funcionários, gerando maior produtividade e lucratividade na organização.



Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho é uma avaliação sistemática que visa conhecer a extensão do desempenho de cada um dos colaboradores, identificando problemas de integração, supervisão, motivação e sub-aproveitamento do potencial, dentre outros. A avaliação permite colher dados referentes às competências necessárias para o bom desempenho das atividades e ao perfil do colaborador, clareando, tanto para este como para a organização, quais as competências que este possui e quais deverá desenvolver ou incrementar. A confecção de uma Avaliação de Desempenho eficiente, com os resultados que traduzam a realidade da empresa, tem por conseqüência o desenvolvimento profissional e pessoal, melhorando o serviço e o clima da organização.



Pesquisa de Imagem

A imagem organizacional representa um conceito intangível e abstrato, produto de experiências, atitudes, sentimentos e crenças que um público possui em relação a uma empresa conhecida, incluindo seus produtos e sua marca. A Pesquisa de Imagem tem por intuito mapear o relacionamento da organização com seu público, devendo, portanto, ser realizada com os diversos grupos que interagem com esta direta ou indiretamente. Tal mapeamento é realizado através de um levantamento de dados sob a forma de entrevistas, ou questionários, a depender do tamanho e especificidade da amostra. Essa ferramenta é importante por fornecer subsídios para o desenvolvimento de medidas que visem solucionar os problemas detectados, bem como manter os pontos positivos.


Práticas de Socialização

As Práticas de Socialização podem ter diversos objetivos, entre eles incluir novos indivíduos no grupo, propiciar a socialização da cultura organizacional e trabalhar aspectos da equipe visando uma maior sinergia entre seus componentes. Consiste, portanto, em uma ferramenta que possibilita a criação e recriação do conhecimento e das relações dentro de um processo de formação e organização dos grupos.

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