quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Case Atuar



A Psicojunior, Associação Empresa Júnior de Psicologia da UFBA, atua há 10 anos no mercado e tem como missão capacitar seus membros para a prática profissional, através da prestação de serviços na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dando condições para o auto-desenvolvimento destes.


A empresa é responsável pelo seu processo seletivo, recebendo os seus novos membros com um Programa Trainee estruturado para 5 meses, período no qual os mesmos passam por duas diretorias. A efetivação de um trainee para condição de membro é pautada dentre outros critérios na construção do Projeto ATUAR - Auto Treinamento Unificado e Atuação Referencial.

Em linhas gerais, tal projeto consiste na apresentação de um tema (serviço, processo, ferramenta, estratégia, etc) não satisfatoriamente estabelecido na empresa, aliado necessariamente a propostas de intervenção. Talvez nesse ponto encontre-se o maior dos desafios que tal iniciativa propõe, afinal, não é possível intervir sem conhecer. Por isso, trata-se de um trabalho aprofundado de pesquisa, discussão e estudo cujo escopo reside na melhoria e transformação da empresa a partir do aperfeiçoamento e/ou consolidação dos seus mais diversos processos. Dentre os projetos ATUAR já apresentados, figuram os temas: Negociação, Marketing Estratégico, Responsabilidade Social, Saúde do Trabalhador e Marketing Pessoal, Pesquisa de Imagem, Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, etc.

A Diretoria Executiva é a responsável por fazer o levantamento das necessidades eminentes da empresa (temas), ficando a cargo da diretoria de Recursos Humanos a alocação das equipes de trainees, seleção e distribuição dos temas por equipe.

A responsabilidade de criar uma proposta de intervenção compatível a realidade atual da empresa exige amplo nível de envolvimento desses novos membros, o que propicia, além da ambientação com a empresa, grande desenvolvimento de autonomia. Nesse sentido, o projeto consegue aliar a capacitação individual ao desenvolvimento da organização, tornando cada vez mais efetivo o processo de gestão do conhecimento.

A partir dessa medida, a Psicojunior tem conseguido se fazer constantemente nova pela contínua capacidade de aperfeiçoamento, incremento e inovação trazida junto a esses novos integrantes, atores do Projeto ATUAR, evitando, concomitantemente, o engessamento proveniente da visão “viciada” de quem já está inserido nos processos há bastante tempo.

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